Sábado de Pré-MOF / by AK47

O Meeting of Favela, maior evento voluntário de Graffiti do mundo, carinhosamente chamado de MOF, aconteceu neste último final de semana (30 de Novembro). Ao longo de 9 edições anuais, o MOF cresceu tanto, que não cabe mais em um só dia. Aos poucos instituiu-se o sábado, véspera do dia oficial do evento, como o Pré-MOF ... uma espécie de "esquenta" para o dia de domingo, onde a maior massa de graffiteiros da terra se junta pra pintar toda uma comunidade de uma só vez.

A gente chegou cedo, e percebeu que a cada ano que passa fica mais fácil chegar no evento. Placas indicativas bastante criativas mostram a direção, haha. Segue aqui, vira ali, contorna lá ... e pronto ... chegou!

O muro do Pré-MOF ficava à alguns minutinhos à pé da "sede do evento", que fica no topo da Vila Operária. Perfeita caminhada, encontrando com amigos do peito, ouvindo um som ANIMAL de um grupo de percursionistas que tremiam a rua toda com uns tambores artesanais iradíssimos.

Finalmente! Chegamos no muro do Pré-MOF.

Na verdade não era um muro, mas sim dois quarteirões inteiros que foram tomados por todos os lados. Tinha latéx pra cobrir o mundo. Baldes, latas e bandejas de verde, rosa, amarelo, azul. Sotaques de todos os cantos. Centenas de mochilas e bolsas jogadas no chão. Para nossa surpresa, nada de calor de matar nem a tradicional chuva torrencial. O céu permaneceu nublado, e mó brisa fresca a tarde toda.

Bateu até uma onda forte, haha!

Ficou muito diversificado o resultado do dia de pintura. Pieces pesados, letras com pegada gringa, personagens com claro regionalismo brasileiro, bombs e throw ups, pichação, vandal de rolo, stickers. Complexidade sim, mas tudo com uma puta harmonia que deixou aquela área do centro de Duque de Caxias com um colorido brutal ... como uma colcha de retalhos gigante!

Depois de um dia desses, parecia que eu carregava nas costas o cansaço de uma vida toda. Além da dor no corpo típica de um vovô aposentado depois de uma sessão de vale-tudo, fui tomado também por uma larica sem fundo.

Solução? ... Arroz + Feijão + Macarrão + Frango + Ovo + Um Digestivo + Cama. Haha, pode contar que esse remédio é tiro e queda, e no dia seguinte acordarás novo em folha.

Mas é isso? Você, querido parceiro do blog Keep It Real, deve estar se perguntando: "- Mas onde estão as fotos do MOF? Cadê a tão esperada cobertura prometida pelo AK47 e Karol?"

Ahaaaaaa ... não se desespera não malandragem. A gente só falou hoje do Pré-MOF, deixando o caldo mais grosso do MOF pra amanhã. Isso mesmo. Cola amanhã aqui no blog de novo que a cobertura final do evento tá vindo PESADA!

Salve, Salve! Inté!

Pra você que curtiu esse artigo e que quer ver mais registros desse evento, clique aqui, e veja também a cobertura do MOF.

(Imagens deste post por Karol Agante e AK47. Texto por AK47.)