A Última Torre do 5 Pointz / by AK47

Sei que a última temporada do Keep It Real aconteceu na Europa, e que no momento estamos no Brasil ... tudo muito longe de NYC. Mas tivemos uma relação muito próxima com o 5 Pointz, e fazemos questão de postar as últimas notícias que recebemos de lá. Ontem pela madrugada chegou até nós o último vídeo publicado pelo fotógrafo Hans Von Rittern.

Conhecemos Hans durante a temporada que estivemos por lá, e me lembro que o cara defendia o prédio com muito vigor. Era figura frequente em todas as vezes que nos reunimos em prol do 5 Pointz, inclusive nos dias de depoimento no tribunal. Neste vídeo, gravado em 27 de Outubro, é possível ver a torre mais alta e significativa do 5 Pointz vir ao chão, imagem que de certa forma marca a destruição definitiva do prédio. Segundo depoimento do próprio Hans, que aparece emocionado no final do vídeo, " ... os promotores imobiliários em seus ternos e gravatas estavam lá para devorar com os olhos, e logo que o prédio foi demolido, um por um eles chegaram ao 5 Pointz em seus carros, para ver por si mesmos e pegar seus telefones celulares para confirmar que ele tinha vindo abaixo. Nada mais foi feito naquele dia, o principal objetivo era destruir a logo do 5 Pointz daquela torre."

Neste outro vídeo, publicado pelo site Gothamist, podemos ver a ação de alguns operários trabalhando nas obras que acontecem por lá. Ironicamente, os operários foram flagrados exatamente no momento que estavam fazendo um stencil nos tapumes que cercam o terreno, haha. Na nossa opinião, essas imagens tem tom bastante irônico!

Nem vamos dedicar tempo e energia para discutir quem está certo ou errado, se o prédio deveria mesmo ser derrubado ou não, se esta foi uma atitude meramente comercial ou se havia algum recalque maior por trás de tudo isso. Muito já se fala desse assunto em centenas de blog na internet, e julgamos nosso comentário desnecessário.

Tá certo, sem show, não é o fim do mundo ... mas confessamos que é no mínimo triste ver as fotos abaixo, registradas pelo fotógrafo Paul Ker, que mostram que aquele lugar cheio de boas energias que conhecemos, já não está mais por lá.

Só temos a agradecer pelos bons momentos. Um salve especial ao grafiteiro MERES ONE e sua companheira MARIE, pela incansável dedicação ao longo de anos e anos, sob sol ou sob neve.

ALL RESPECT! DESCANSE EM PAZ 5 POINTZ!

(O primeiro vídeo exibido neste post é de autoria de Hans Von Rittern, e pode ser encontrado em seu canal no Youtube. O segundo vídeo foi postado pelo site Gothamist em seu canal oficial no Vimeo. As fotos exibidas neste post são de autoria de Paul Ker, e foram encontradas em um artigo no site GothamistTexto deste post por AK47.)