Grande, Gigante ... COLOSSAL! / by AK47

Há muito tempo vejo algumas pinturas comerciais feitas em prédios de NYC em tamanho descomunal.  Ao conversar com uma galera daqui eu descobri que tem algum tipo de lei que proíbe (ou restringe) o uso de outdoors impressos em determinadas fachadas, e por isso nos últimos anos um antigo nicho de trabalho voltou à crescer bastante por aqui ... a pintura de fachadas. Em outras palavras, se a lei proibiu o uso de outdoors, as empresas começaram a pintar suas paredes.

Um dos grupos mais fortes nesse tipo de trampo aqui é a COLOSSAL, e sempre tive curiosidade em saber a metodologia de trabalho dos caras.  Um dia ao caminhar com a Karol por China Town, pude assistir a produção de um painel, e conversei um pouco com um dos artistas. É impressionante o workflow deles, pois o trabalho é feito em grupos de artistas onde cada um trabalha de forma quase individual, apenas com rolinhos, brochas e pincéis ... nada de aerógrafo, compressor ou spray.

 

Os clientes da COLOSSAL variam muito, e passam por empresas de eletrodomésticos, montadoras de carros, cosméticos, e produtores de biritas ... muita birita, haha. Ouvi alguns graffiteiros falando mal sobre esse trabalho e dizendo que não é legítimo, pois são de cunho comercial e não usam spray. Pra facilitar minha vida, me reservo o direito de não falar minha opinião sobre isso, haha ... mas não tem como negar que os caras são artistas competentes demais, e que o resultado fica finíssimo!

(Fotos por Karol Agante e texto por AK47)