Nosso 7 de Setembro! / by AK47

É hoje ... 7 de Setembro ... DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL! E fica difícil decidir o que publicar numa hora dessas. Acreditem ou não, tem muita gente que não sabe que nosso país está em guerra, que tem gente desaparecendo, que o momento é delicado.

Arcos da Lapa, Rio de janeiro - BRASIL.

Aqui em NYC a gente tem passado dias de correria, numa vida onde o dia é sempre mais curto do que a gente precisa pra resolver tudo. Manter o foco nas tarefas que elegemos não é fácil, principalmente numa cidade onde você é tentado à se distrair o tempo todo. Mas ainda assim, a coisa que mais nos tira do centro é o pacote de "atos sujos, ilegais e anticonstitucionais" pelas "autoridades" nos protestos que tem coberto o solo brasileiros nos últimos meses.

É muita merda junta, é muito erro em sucessão ... é tanta mentira sem pé nem cabeça, que as ditas "autoridades" nem se dão mais ao trabalho de elaborar desculpas. Admito que tem dias que é difícil levantar e focar no trabalho, quando sei que amigos meus tem seu grito abafado de forma bastante similar ao que aconteceu na ditadura militar. Tem gente inocente sumindo do mapa, tem gato se passando por lebre, e tem lobo vestindo a fantasia de ovelha. Isso é fato!

Formação da Polícia Militar do Rio de Janeiro frente aos protestos.

A grande maioria da população tem acesso somente ao que a TV mostra, de forma claramente tendenciosa. Na minha opinião não existe visão totalmente imparcial, e o olhar de cada um influencia diretamente no que é exibido para público. No nosso caso, escolhemos acompanhar os capítulos dessa novela através de canais de informação relativamente mais seguros, ignorando as farsas que a TV brasileira insiste em empurrar goela abaixo do povo. Abaixo seguem algumas imagens coletadas pelo ativista e artista plástico SE7 (Rafael Fortuna Barão), amigo pessoal que tenho no Brasil, e que se colocou na frente da porradaria com sua câmera em punho.

IMPORTANTE FRISAR QUE ESSE POST NÃO PRETENDE EXPLANAR A MINHA OPINIÃO SOBRE ESSES FATOS ... não direi quem está certo ou errado, não discutirei posição partidária, não opinarei sobre os casos de vandalismo, nem sobre a atitude do poder público. Minha intenção com esse post é só mostrar um pouco aos desacordados o que tem acontecido debaixo do nosso nariz, instigar a reflexão e incitar o despertar que já era pra ter acontecido há tempos. Além disso, é legal mostrar que os brasileiros não gritam somente em território nacional, e que assim como no resto do mundo, os brasileiros em NYC não estão dormindo.

Abaixo algumas fotos das manifestações que temos acompanhado por aqui pelas lentes da Karol, principalmente no Central Park e Union Square. É verdade provada por nós que a bala de borracha disparada lá, dói também cá!

 

Manifestações inibidas pela força policial no Central Park.

Protesto permitido somente se os manifestantes se juntarem em grupos de no máximo 10 indivíduos.

Imagem conseguida por Karol Agante ao usar a janela de uma livraria na Union Square para fotografar o início do encontro dos manifestantes.

Não podemos falar por todos os protestos e manifestações que acontecem em NYC, pois não dá tempo de estar presente em todos eles. Mas pelo menos nos que a gente marcou presença, o clima é pacífico, a revolta íntima é unânime, assim como a sensação de impotência pela típica impunidade tradicional no Brasil.

A gente fez uma coletânea imagens de cartazes e placas, que traduzem um pouco do que passa pela cabeça da gente que está aqui, se perguntando dentre outras coisas, CADÊ O AMARILDO???

Aos irmãos de bandeira que hoje se colocam nas manifestações, desejo toda a calma, positividade e força que precisam pra fazer o que tem que ser feito. Como foi dito pelo poeta: "Ninguém aqui quer guerra, a gente só quer fazer história!"

Longa vida ao verdadeiro movimento underground!
Longa vida aos que lutam pelo coletivo!
Resistência é Vitória!

 

(Fotos de registros em território brasileiro por SE7, fotos de registros em NYC por Karol Agante e texto por AK47)