36 x Rock Steady Crew / by AK47

A Rock Steady Crew celebrou seus 36 anos de existência em um show gratuito no Central Park há alguns dias atrás. Os caras reuniram não só toda a crew de b-boys e b-girls, mas também seus dj's, mc's e vários artistas amigos como Pete Rock e C.L. Smooth, Brand Nubian, Special Ed, Craig G, Q-Unique, Homeboy Sandman e Torae.

A festa mais do que merecida, era esperada por muita gente, e fez com que o Summer Stage ficasse lotado, principalmente com famílias do Bronx e Brooklyn. A Rock Steady está há tanto tempo na estrada que o público reunia desde crianças de 10 anos de idade até figuraças de 70 anos (ou mais) que viram toda a trajetória do grupo (e da cultura Hip Hop propriamente dita). Todo mundo sabia as letras, todo mundo estava em casa, entre amigos. Tarde memorável ... em meio à nuvens de fumaça branca no ar, toalhas de pic nic espalhadas no chão e crianças com longos dread locks na cabeça

Abrindo um parêntese rápido ... pra quem não sabe, a Rock Steady Crew foi (e é) peça essencial na história do Hip Hop, um dos grupos de break dance mais importantes de todos os tempo. A crew foi fundada em 1977 pelos breakers Jimmy D e Jojo, no Bronx, no ninho. Esses caras foram demais, e revolucionaram a cena ao criar movimentos precursores que ninguém imaginava. Antes deles não existia break de chão, nem as tradicionais batalhas.

Registro por Martha Cooper e Charlie Ahearn

Desde então a Rock Steady difundiu o break pelo mundo, através de milhares de apresentações, workshops de dança, lançamentos de álbuns, produção de eventos e participação em filmes "crássicos" do cinema como Wild StyleStyle WarsFlashdanceBeat Street (assistimos todos, várias vezes, haha).

Vai que vai Rock Steady Crew ... muitos anos de break!!!

(Fotos por Karol Agante e texto por AK47)